No momento em que o usuário recebe a conta telefônica, ele visualiza uma sequência de códigos descriminando os tipos de ligação que ocorreram. Também é nesse momento que os clientes acabam por perceber que não entendem exatamente o que a conta quer dizer.
Com o objetivo de auxiliar seus clientes e usuários de telefonia, o Tarifador WS irá regularmente publicar artigos elucidando o que significa cada um dos principais tipos de ligação das operadoras do Brasil. Para iniciar esta série, iremos começar pelas chamadas móveis.
Para quem ainda não sabe, as chamadas móveis são separadas em três diferentes níveis: VC1, VC2 e VC3.
VC1
VC1 ou Valor de Comunicação 1 é uma chamada realizada para um número de destino móvel cujo código de área seja idêntico ao da origem.
Exemplos: Um número de DDD 21 ligando para um número móvel de DDD 21, um número de DDD 11 ligando para um número móvel de DDD 11 e assim sucessivamente.
VC2
VC2 ou Valor de Comunicação 2 é uma chamada realizada para um número de destino móvel cujo segundo dígito código de área seja diferente ao da origem.
Exemplos: Um número de DDD 21 ligando para um número móvel de DDD 27, um número de DDD 11 ligando para um número móvel de DDD 19 e assim sucessivamente.
VC3
VC3 ou Valor de Comunicação 3 é uma chamada realizada para um número de destino móvel cujo primeiro dígito código de área seja diferente ao da origem.
Exemplos: Um número de DDD 21 ligando para um número móvel de DDD 11, um número de DDD 21 ligando para um número móvel de DDD 85 e assim sucessivamente.
Leia também: 5 Dicas para diminuir suas despesas com telefonia